Páginas

POSITANO - COSTA AMALFITANA - ITÁLIA



Positano, situada na Costa Amalfitana, na Itália, é um charme só! De dia é alegre e festiva, cheia de gente circulando, contemplando, fotografando, comprando, comendo e bebendo. Festejando a beleza do local. À noite promete agito e badalação.





Privilegiada com um mar verde esmeralda, que convida para um passeio delicioso contornando a costa e descobrindo as grutas. De lancha se vê o povoado por um ângulo espetacular e em pouco tempo se vai a Amalfi, Conca Dei Marini, Ravello. De lá também saem passeios para Capri, outro paraíso da costa italiana.


A paisagem é deslumbrante!




É preciso fôlego para descer e depois subir por suas ruelas...

  ...e escadarias sem fim.




Mas tem muitas oportunidades de paradas para sentir o cheiro gostoso de flores que circula pelo ar, mirar a beleza do lugar... 






Ou simplesmente tomar um café e ou degustar o Tiramisu, como o do Café Positano, que tem uma paisagem ao fundo que parece uma pintura.

É preferencialmente um lugar para ir bem acompanhado, para viver momentos de magia e romantismo. Mas vá, mesmo sozinho, mesmo que seja só para contemplar, se embriagar com a beleza do lugar...


 
ONDE FICA: Positano fica no litoral Oeste Italiana, mais ao sul, na Costa Amalfitana, Região de Salerno, a 271  km de Roma e 57,5 km de Nápoles e 34,8km de Pompéia, entre Sorento e Conca Dei Marini.

COMO IR, Nós fomos de Roma, onde alugamos um carro e seguimos contornando Nápoles, para evitar o intenso tráfego daquela cidade, mas o trajeto mais bonito é seguindo pela Costa, passando por Castelamare, onde tem uma vista linda do Vesúvio. Por esse trajeto, que seguimos depois ao voltarmos de Pompéia, a estrada fica entre as montanhas e o abismo do mar, é muito sinuosa  e estreita. mas se tem uma vista deslumbrante por todo o caminho, depois de Nápoles.

O QUE FAZER: Subir e descer as ruelas e escadarias, curtindo a bela paisagem; fazer compras nas inúmeras lojas de souvenir que se espalham pelo caminho; conhecer a Abadia de Santa Maria Assunta e São Vito, construída entre os séculos IX e X; comer pizza à beira mar nos inúmeros restaurantes charmosos que existem; fazer passeio de lancha ou barco pela costa, parando nas grutas de águas cristalinas e azuladas. De lá também saem lanchas para Capri, em passeio que dura o dia inteiro. Ficamos apenas um dia inteiro em Positano e curtimos bastante, mas nos pareceu que a  noite é de muito agito. Considerando as  curvas da estrada, sugiro que embriague-se apenas pela paisagem...

O QUE VESTIR: Fomos em maio/12, quando o tempo estava fresco, sem muito frio ou calor. Durante o dia usamos roupas leves, mas à noite a temperatura baixa, por causa do vento do mar e proximidade das montanhas. Mas roupas leves e descontraídas não faltam nas lojinhas para vender aos turistas menos avisados. No inverno deve fazer muito frio e ventar demais.

O QUE LEVAR: Tênis ou sapato confortável, para caminhar bastante; se gostar de água fria, leve roupa de praia para mergulho no mar; Não dispense uma jaqueta ou casaquinho para a noite. Um chapéu ou boné também ajuda se o dia estiver mais quente.

O QUE TRAZER: Fotos, muitas fotos! E alguns quilos a mais ou a menos, se preferir se movimentar ou simplesmente sentar em um dos vários cafés, bares e restaurantes e comer muita massa. Ah! A lembrança de um leve e gostoso perfume de flores nas ruas...


COMO SE LOCOMOVER: É possível descer de carro até à praia, mas a estrada é muito estreita. Na rua não se pode parar, mas há vários locais para estacionamento pelo caminho. O ideal mesmo é descer de carro e deixá-lo em um estacionamento  na metade do trajeto (na altura do Café Positano) e seguir andando, para minimizar o esforço depois na subida. Assim, dá para mirar a paisagem, sacar lindas fotos, curtir as belezas do percurso e reduzir o sofrimento da subida depois.

ONDE FICAR: Positano tem bons Hotéis e Pousadas aconchegantes incrustados nas montanhas, mas o custo é alto. É possível se hospedar nos povoados próximos, como Amalfi ou Conca Dei Marini, onde as ofertas são bem mais em conta e a distância é pequena.

COM QUEM IR: Sugiro ir a dois ou, pelos menos com amigos ou parentes, porque Positano é um convite ao romantismo, mas ir sozinho também deve ser muito bom, principalmente para quem quer se recolher, ler, escrever, pintar, contemplar a paisagem, sem nostalgia.

TOQUE FINAL: Como disse o amigo que nos indicou: "Não morra sem conhecer Positano!"


Um comentário:

  1. Olá, sou Mariana, brasileira e moro em Positano há 10 anos, para qualquer informação para hospedagem e/ou excursões para Capri e Costa Amalfitana, estarei a disposição.
    Tenho ótimos apartamentos super novos e mobilhados.
    Podem entrar em contato pelo meu email nany_mbr@hotmail.com ou WhatsApp +393349129013

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante. Comente, Participe!