Páginas

SÃO LUIS-MARANHÃO-BRASIL

 
São Luis, capital do Estado do Maranhão, situado na região Norte do Brasil, foi fundada pelos  franceses em 1612, mas tem forte influência portuguesa, principalmente na arquitetura. Tombada pela UNESCO, em como atração folclórica principal o Bumba-Meu-Boi, festejado em junho e julho. Recebeu o título de Jamaica Brasileira porque tem o reggae como rítmo oficial das rádios.
 
Viajamos para São Luis-MA saindo de Recife, pela TAM. O tempo de voo é de cerca de duas horas e meia, mas ficou mais demorado por causa da conexão em Fortaleza, que estendeu a viagem por mais de 6 horas.
 
O Aeroporto Cunha Machado, em Sao Luis é pequeno e feio. Dizem que está em reforma, mas na verdade aparenta aeroporto de cidade pequena, inclusive no que diz respeito aos procedimentos, já que alguns serviços só funcionam em horários específicos, depois das 9:00h.
 
Reservamos o hotel Litorânea Praia Hotel com indicação de 4 estrelas, mas não correspondeu à expectativa. A localização é boa, os quartos são grandes, tem estacionamento e bom atendimento, mas é pequeno. O café da manhã é simples não tem piscina, secador e outros atrativos próprios de um hotel de padrão 4 estrelas. O problema é a classificação que não corresponde.
 
O centro histórico de São Luis é lindo!

                                 
 
As casinhas coloridas, o toque dos azulejos portugueses, as ladeiras serpenteando subindo, descendo e se cruzando; as pessoas caminhando nas ruas de mãos dadas, ou buscando o melhor ângulo ou a melhor pose para ilustrar a foto, disputando os diversos pontos de interesses, lhe dão um ar de tarde festiva de cidade do interior.




As bandeirinhas tremulando, vestindo a cidade para as festas juninas conferem uma aparência jovial a uma cidade nada juvenil. 
 


É lamentável, mas toda essa beleza original está esquecida pelos governantes da cidade e do Estado. Os casarios antigos estão abandonados.

O sítio histórico que deveria estar preservado, bem cuidado de forma a agradar o turista, o deixa revoltado com tanto descaso. Nem parece que o Estado é terra natal de um político tão influente, atual Presidente do Senado e um dos ex-presidentes do país.

Do outro lado do Rio Anil a Av. Litorânea que leva às praias de São Marcos, do Calhau e do Caolho,  é um convite para um passeio de carro, umas pedaladas ou simplesmente uma caminhada à beira mar e depois para  bebericar algo em um dos quiosques ou bares existentes na orla.



O por do sol, visto de Ponta D'Areia, é deslumbrante!


Recomendo um tour noturno pelo Centro Histórico, para apreciar a iluminação bucólica do Restaurante Senac, Forum, palácio dos Leões, etc.

 





A Lagoa Jansen concorre com a Avenida Litorânea nos restaurantes, hoteis e point de lazer. Foi lá, no Arraial Polo da Lagoa, que curtimos os festejos juninos e vimos as apresentações do Boi Encanto do Olho D'Água, Boi de Caroatá e Boi da Fé em Deus. Uma linda festa!


 
A Avenida dos Holandeses, outra importante via da cidade, leva às  Praias do Meio, Araçagi, onde se pode entrar com o carro e estacioná-lo ao lado do guarda sol na areia.

 
Além de Araçagi fica a Raposa, pitoresco local onde a simplicidade das palafitas serve aos pescadores e à venda de produtos artesanais para os turistas que vão para lá atraídos pela travessia para as dunas e passeio de barco pelos rios e manguesais. A praia não é bonita, mas é diferente e vale conhecer.  
 
Quanto à comida, me encantei com os vários tipos de arroz, em especial o arroz de cuxá do Restaurante Cabana do Sol:
 
E o arroz de Limão que acompanha o Peixe Pargo do Restaurante Maracangalha:
 
Surpreendentemente os preços dos pratos com frutos do mar são caros em relação aos dos demais Estados do Nordeste.
 
O Dôce de Espécie, típico local, é delicioso! É feito com côco e lembra a queijadinha pernambucana, sendo que difere no formato e na massa, que é bem crocante.
 
O Guaraná Jesus, bebida famosa da cidade, tem cor rosada e gosto de tutti frutti. É gostoso!
 
Enfim, a dica para comer é:
 
Restaurante Cabana do Sol, na Avenida Litorânea. Tem o melhor Arroz de Cuxá, mas o camarão na moranga decepcionou, pelo preço, quantidade de camarão, e sabor.
 
Restaurante Maracangalha, Rua Mearim, Q3, 120. Entra à direita em um posto de combustível na Avenida dos Holandeses. Tem um delicioso e grande Peixe Pargo, servido com maravilhoso arroz de limão. O camarão à Dorê servido com arroz de carangueijo é melhor do que o Camarão na Moranga servido na Cabana do Sol.
 
Restaurante Feijão de Corda, na Av. Litorânea, onde tem pratos nordestinos bem servidos e bons, com destaque para o Arrumadinho de Carne de Sol.



Mas, ir a São Luis e não ir aos Lençóis Maranhenses é, segundo diriam os católicos, como ir a Roma e não ver o Papa. E nós não cometemos esse pecado. Veja na próxima postagem... 


4 comentários:

  1. Prazeres, as fotos estão lindas, o lugar é maravilhoso!
    Parabéns pelo seu Blog.
    Roseane

    ResponderExcluir
  2. Oi Prazeres, seu blog está fantástico!
    Gostei muito desses locais que são maravilhosos. A comida deve ser uma delícia!!!!
    Beijos,
    Betânia e David

    ResponderExcluir
  3. Prazeres,

    Suas postagens são excelentes! O Blog é verdadeiramente um Guia de Viagem. Encontramos aqui uma descrição muito rica em detalhes, pois contém informações que todo mundo que pretende conhecer determinado lugar quer saber, mas muitas vezes não tem a quem perguntar.

    Percebo que o Maranhão é um estado Nordestino que poucos valorizam. Quase não ouvimos falar nas atrações turísticas do estado maranhense na mídia nacional.

    Toda essa falta de valor é fruto da ignorância, ou seja, do desconhecimento. A postagem dos lençóis maranhenses retrata bem isso: um lugar muito belo e tão perto da gente, mas que parece não receber o devido valor, pois sua "beleza diferenciada" deveria ser mais enaltecida. Será que se estes lençóis fossem no estado de São Paulo, ou Rio de Janeiro, seria mais valorizado? Ou até será que um título "lençóis carioca" seria mais convidativo? É preciso refletir.

    O fato é que, sinceramente, pela primeira vez me deparei com fotos e tantos detalhes a respeito do Maranhão e seus lindos lençóis maranhenses.

    Óbvio que sabia da existência dos lençóis, bem como já tinha visto fotos (muito poucas) em algumas revista de turismo, mas não lembro de tanto destaque (ou até quem sabe tinha algum pequeno destaque e meu condicionamento não deixava enxergar, talvez uma reportagem sobre o Rio de Janeiro ou Fernando de Noronha fosse algo mais convidativo, terminando por ofuscar outros destinos).

    Encontramos aqui um Blog formador de opinião. A sinceridade e franqueza em cada informação nos mostra um destino sem camuflagem, PARABÉNS!

    São Luís? Segue sem me cativar e seduzir o suficente para receber uma visita exclusiva. Centro histórico bonito, bem pintado e com bela iluminação não é novidade para nós Pernambucanos. A cultura, festas e comidas típicas parecem interessantes, mas não resta nenhuma dúvida que quem visitar o Maranhão precisa andar mais um pouquinho e conhecer os "lençóis maranhenses", pois é destino obrigatório para qualquer Brasileiro, principalmente para quem é Nordestino, que vive tão perto desta linda beleza natural.

    As postagens de Cancún e Nova Iorque estão maravilhosas, a fama não é grande à toa.

    É muito legal dar destaque aos pontos turísticos que são indispensáveis. Um ponto interessante também seria relatar a impressão a respeito do tempo de estadia. Ex: Passamos uma semana mas foi pouco tempo, preciso retornar para conhecer tal coisa... ou quatro dias neste lugar foi mais que suficiente para conhecer tudo. Todo viajante tem muita dúvida em saber qual o tempo médio suficiente para conhecer bem cada lugar.

    Ademais, deixo uma pedida: "Peru - Lima, Cusco, Puno e Machu Picchu". Tenho muita curiosidade em saber detalhes deste destino tão famoso do Peru.

    Obrigado!

    Marco.

    ResponderExcluir
  4. Prazeres, Marco já falou tudo. Só tenho a dizer que resumindo tudo, está show de bola!!! Haroldo

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante. Comente, Participe!