Páginas

LIMA-PERU

Fui ao Peru em outubro de 2003 com o objetivo principal de conhecer Machu Picchu, para isso necessariamente tive que ir por Lima e Cuzco, o que revelou-se muito agradável.

Em Lima fui muito bem recebida por guias locais que me mostraram a cidade rapidamente, uma vez que o meu destino principal era Machu Picchu.


Lima, no primeiro momento não me agradou. A ida do aeroporto ao Hotel foi desanimadora. Naquela época o trajeto me pareceu feio e pobre. Mas depois vi que a cidade não é um simples caminho para Cuzco e lamentei não ter programado mais tempo para ela.


Minha passagem por Lima foi muito rápida, razão pela qual não me atrevo a tecer maiores comentários, mas, à despeito da primeira impressão, ela é bonita e um dia voltarei para conhecê-la melhor, até porque, descobri depois que a culinária peruana é uma das melhores do mundo e em setembro tem um festival gastronômico denominado “Mistura”. Isso eu não sabia naquela ocasião.


Lima é a maior e mais populosa cidade do Peru e está situada na Costa Central, às margens do Oceano Pacífico. Tem cerca de 9,2 milhões de habitantes e é o centro da economia e política do Peru.


O Centro histórico foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1988.


A cidade possui inúmeros museus e galerias de arte e se esforça para ser reconhecida como líder na oferta cultural da América do Sul. Tem também um festival de cinema denominado Festival de Cinema de Lima,


Já no primeiro contato o povo peruano me causou uma excelente impressão. As pessoas me pareceram humildes, acolhedoras, hospitaleiras, preocupadas com a minha segurança e bem estar. O fato de ser mulher e estar viajando sozinha, fez com que me dedicassem um cuidado especial e assim senti-me bastante amparada, protegida e acolhida carinhosamente por todos. Essa sensação, confirmada depois por toda a viagem, eu nunca esqueci.


O tempo curto na cidade me permitiu apenas conhecer o seguinte:

RUAS E PRAÇAS


CENTRO HISTÓRICO
CATEDRAL E PLAZA MAYOR
PLAZA DE ARMAS
ESTACIÓN DE LOS DESAMPARADOS


De Lima segui para Cuzco e Machu Picchu, que serão objeto das próximas postagens...


2 comentários:

  1. Muito interessante as recomendações, estava justamente indeciso sobre Peru e alguns roteiros pela América do Sul... os toques sobre Lima achei bastante válidos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Aguarde postagem sobre Machu Picchu, em breve. Vou descrever as emoções que vivi na Trilha Inca e dar as dicas para quem quiser viver essa experiência inesquecível.

      Excluir

Sua opinião é muito importante. Comente, Participe!